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Educação & Realidade

versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano  e  JULIAO, Elionaldo Fernandes. A educação na prisão como política pública: entre desafios e tarefas . Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.51-69. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/S2175-62362013000100005.

Este artigo busca trazer contribuições para o debate sobre a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade e enfatiza a necessidade de concretização de políticas públicas que concebam a educação como direito humano, investindo em suas dimensões escolares e não-escolares e em recursos didático-pedagógicos e humanos. Pensar educação nesse contexto significa repensar a instituição prisão como uma comunidade de aprendizagens que envolve todos os seus atores, dotando o homem aprisionado de conhecimentos, valores e competências que lhe permitam reconhecer-se como sujeito de direitos, que conduz a própria vida no presente e ressignifica seu passado em direção a um projeto de vida futura.

Palavras-chave : Educação em Prisões; Educação como Direito Humano; Prisão como Instituição Educativa; Políticas Públicas.

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