SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Resposta de Piaget a Vygotsky: convergências e divergências teóricasAutoria, intervenções e deslocamento cultural: uma análise intercultural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação & Realidade

versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

MORAIS, Ana Maria  e  NEVES, Isabel Pestana. Estudo do posicionamento dos alunos na sua relação com o sucesso escolar . Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.1, pp.293-318. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/S2175-62362013000100016.

O artigo descreve estudos em que o posicionamento foi tomado como uma característica dos contextos da família e da escola que pode ser responsável pelo sucesso escolar. Os estudos, que se baseiam fundamentalmente na teoria de Bernstein, sugerem que o posicionamento é influenciado pelo grupo social dos alunos, sendo o posicionamento mais baixo adquirido por alunos de classes sociais mais baixas e, dentro dessas, pelos alunos que estudam em escolas de contextos sociais desfavorecidos. Sugerem também que um elevado posicionamento influencia favoravelmente o sucesso dos alunos. Contudo, os estudos salientam que o efeito da escola/prática pedagógica pode sobrepor-se ao efeito da classe social.

Palavras-chave : Posicionamento; Contexto de Socialização Primária; Contexto de Socialização Secundária; Sucesso Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons