SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4PNBE 2010: personagens negros como protagonistasDois papais, duas mamães: novas famílias na literatura infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação & Realidade

versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

THIEL, Janice Cristine. A literatura dos povos indígenas e a formação do leitor multicultural. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.4, pp.1175-1189. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/S2175-62362013000400009.

Este artigo apresenta uma discussão sobre a presença e as características estético-literárias das textualidades indígenas. Tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre como o contato com esta literatura pelo público formado por crianças e jovens pode promover a formação de leitores competentes, multiculturais e multiletrados. Desta forma, este artigo propõe trazer uma contribuição para que os educadores possam refletir sobre a linguagem literária vinculada à tradição oral e multimodal. Finalmente, são tecidas considerações sobre a relevância da leitura da literatura indígena para conhecer, compreender e valorizar o outro e as diferentes formas de expressão literária.

Palavras-chave : Literatura Indígena; Literatura Infantil; Leitores; Multiculturalidade; Multiletramentos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons