SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue4Educational intentionalityYouth and participation: the student council as educational space author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação & Realidade

On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

REIS, Cristina d'Ávila  and  PARAISO, Marlucy Alves. A constituição de corpos guerreiros em um currículo escolar. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.4, pp.1243-1266. ISSN 2175-6236.  http://dx.doi.org/10.1590/S2175-62362013000400013.

Corpos guerreiros foram produzidos por meio de estratégias distintas em épocas e lugares diferentes. Neste trabalho, analisa-se a constituição de corpos guerreiros em um currículo escolar do ensino fundamental, tendo como base os referenciais teóricos da vertente pós-estruturalista dos estudos culturais e dos estudos queer. O argumento desenvolvido é o de que normas de gênero posicionam os corpos considerados meninos-alunos em diferentes níveis de normalidade e entrelaçam-se com uma tecnologia de ranking, de modo a produzir um ranking de gênero, no currículo pesquisado. Por meio desse ranking, corpos-meninos-alunos são posicionados em uma ordem de classificação quanto à força, coragem e agressividade, atributos guerreiros considerados masculinos.

Keywords : Gênero; Currículo; Corpos Guerreiros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License