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Educação & Realidade

versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

REIS, Cristina d'Ávila  e  PARAISO, Marlucy Alves. A constituição de corpos guerreiros em um currículo escolar. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.4, pp.1243-1266. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/S2175-62362013000400013.

Corpos guerreiros foram produzidos por meio de estratégias distintas em épocas e lugares diferentes. Neste trabalho, analisa-se a constituição de corpos guerreiros em um currículo escolar do ensino fundamental, tendo como base os referenciais teóricos da vertente pós-estruturalista dos estudos culturais e dos estudos queer. O argumento desenvolvido é o de que normas de gênero posicionam os corpos considerados meninos-alunos em diferentes níveis de normalidade e entrelaçam-se com uma tecnologia de ranking, de modo a produzir um ranking de gênero, no currículo pesquisado. Por meio desse ranking, corpos-meninos-alunos são posicionados em uma ordem de classificação quanto à força, coragem e agressividade, atributos guerreiros considerados masculinos.

Palavras-chave : Gênero; Currículo; Corpos Guerreiros.

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