SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4A constituição de corpos guerreiros em um currículo escolarA movimentação das matrículas no ensino fundamental no estado do Piauí índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação & Realidade

versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

MARTINS, Francisco André Silva  e  DAYRELL, Juarez Tarcísio. Juventude e participação: o grêmio estudantil como espaço educativo. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.4, pp.1267-1282. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/S2175-62362013000400014.

O presente trabalho tem como objetivo analisar a participação de jovens no cotidiano escolar através do grêmio estudantil de uma escola publica de Ensino Médio noturno, buscando compreender os possíveis significados e aprendizagens decorrentes desse tipo de participação para os estudantes envolvidos. As principais ferramentas metodológicas foram a observação participante e o desenvolvimento de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados revelou, dentre outros aspectos, que o grêmio se constitui como um importante espaço de socialização para os jovens alunos, com ênfase na aprendizagem da vivencia coletiva, no lidar com os conflitos e no exercício de escolhas, dentre outras.

Palavras-chave : Juventude; Participação; Grêmio Estudantil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons