SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4A movimentação das matrículas no ensino fundamental no estado do PiauíA teoria do discurso de Laclau e Mouffe e a pesquisa em educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação & Realidade

versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

ALMEIDA, Tatyane Andrade; GOMES, Maria de Fátima Cardoso  e  MONTEIRO, Sara Mourão. Aprendizagem e desenvolvimento de crianças de seis anos na roda de história. Educ. Real. [online]. 2013, vol.38, n.4, pp.1303-1326. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/S2175-62362013000400016.

Este artigo visa compreender como a leitura oral dos livros de literatura infantil feita pela professora pode contribuir para a aprendizagem da leitura e para o desenvolvimento mental e cultural dos alunos de seis anos. Para tanto, analisamos as interações discursivas entre crianças e professora de uma sala de aula de primeiro ano do Ensino Fundamental em que essa prática de leitura foi construída destacando como os sentidos da leitura, os conhecimentos de mundo e as identidades dos sujeitos vão sendo construídos coletivamente no processo discursivo e nas interações em sala de aula. Concluímos que o trabalho com a literatura em sala de aula deve proporcionar a construção coletiva e individual de sentidos.

Palavras-chave : Crianças; Roda de História; Aprendizagem; Desenvolvimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons