SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue1The Challenge of Retiring in the Contemporary WorldFinancial Education for the Elderly in a Low-Income Context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Educação & Realidade

On-line version ISSN 2175-6236

Abstract

CACHIONI, Meire; ORDONEZ, Tiago Nascimento; BATISTONI, Samila Sathler Tavares  and  LIMA-SILVA, Thaís Bento. Metodologias e Estratégias Pedagógicas utilizadas por Educadores de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Educ. Real. [online]. 2015, vol.40, n.1, pp.81-103. ISSN 2175-6236.  https://doi.org/10.1590/2175-623645741.

O estudo buscou caracterizar as estratégias pedagógicas utilizadas nas atividades educativas em um programa de educação permanente para idosos. O estudo é de caráter exploratório-descritivo, com participação de 82 professores/monitores. As emissões referentes ao que facilita a aprendizagem da pessoa idosa geraram três grupos de respostas: Categoria 1. Pedagogia Participativa Problematizadora; Categoria 2. Estratégias cognitivas considerando os declínios associados à idade; Categoria 3. Pedagogia da Transmissão. Concluiu-se que durante o processo educacional, deve-se encorajar uma apropriação ativa e crítica, em vez do acúmulo estático de conhecimento por parte das pessoas idosas.

Keywords : Estratégias Pedagógicas; Docentes; Universidade Aberta à Terceira Idade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )