Acessibilidade / Reportar erro

A Atualização dos Primeiros Métodos de Alfabetização em Propostas Contemporâneas

Updating Early Methods of Reading Instruction in Contemporary Proposals

Este trabalho contextualiza a trajetória dos discursos na área da alfabetização, por meio do exame de seus primeiros métodos com soletração e sem soletração, de ordens discursivas, como a analítica e a sintética, e de propostas de alfabetização veiculadas por políticas públicas, como a do Programa Nacional do Livro Didático e a Provinha Brasil, no que concerne à implementação e avaliação da alfabetização, a partir da implantação do ensino fundamental de nove anos nas escolas brasileiras, desde o ano de 2006. Tal contextualização objetiva localizar a atualização dos primeiros métodos de ensino da leitura e da escrita e suas ordens discursivas em propostas de alfabetização contemporâneas.

Métodos Tradicionais de Alfabetização; Propostas Contemporâneas de Alfabetização; Estudos Culturais em Educação; Programa Nacional do Livro Didático; Provinha Brasil


Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br