Acessibilidade / Reportar erro

Sobre a Bicha do Bem: queerizar a ética da pesquisa em educação

About the Bicha do Bem: queering the research ethics in education

Resumo:

Este artigo explora dilemas éticos emergidos de uma pesquisa sobre trajetórias escolares de corpos marcados com experiências de trânsitos de gênero na cidade de Aracaju, Sergipe. Argumenta que a emergência da figura da bicha bem, crucial para o estabelecimento da relação entre pesquisador e sujeitos de pesquisa, abre um movimento para explorar a possibilidade de queerização da ética de pesquisa em educação. Discute como a política de regulamentação ética tem escorregado para uma espécie de normalização. Indica-se também como a figura da bicha do bem sinaliza para a existência de um campo amplo de relações éticas que não pode ser simplesmente circunscrito nem previsto de antemão.

Palavras-chave:
Relações Éticas; Pesquisa em Educação; Regulamentação

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br