7h19min |
Acolhendo as crianças e seus familiares: As crianças chegam, Karina as recebe e conversa com os pais na sala de aula. Karina conversa com Júlio, que está com a cabeça baixa na carteira. |
As carteiras estão dispostas em grupo e há brinquedos e jogos disponíveis nas carteiras para as crianças (dominó, toquinhos e etc.), duas características da educação infantil. Esses dois elementos propiciam um ponto de continuidade educativa entre as experiências das crianças. Karina mostra-se atenciosa com a criança que, aparentemente, não quer brincar. Ao longo das primeiras semanas de aula, Júlio mostrou-se muito tímido, recusando-se a brincar e a participar das atividades propostas pela professora. |
7h54min |
Transição: Karina avisa que já está na hora de guardar os brinquedos e que o grupo fará uma roda. Ela sugere que uma criança ajude a outra. |
A professora, ao avisar as crianças, oferece uma oportunidade ao grupo de se preparar tranquilamente para iniciar uma nova atividade. A prática de uma criança ajudar a outra tem aqui o seu início. |
7h42min |
Conversando com a turma: Karina apresenta a pesquisadora para a turma e explica sobre as filmagens. Karina menciona que fará uma roda. Uma criança pede para beber água. Karina, então, leva as crianças para encher as garrafas de água. |
A professora, nesse momento, reconhece a demanda das crianças e preocupa-se com seu bem-estar físico. Ao longo da primeira semana de aula, a maioria das crianças já levava a garrafa com água para a sala. |
7h52min |
Bebendo água: Karina ensina às crianças o uso do bebedouro e explica como encher as garrafas com água. |
A professora demonstra que as regras e os procedimentos da escola, mesmo aqueles mais simples, serão alvo de explicação. |
8h11min |
Roda de conversa: É o momento da apresentação dos membros da turma e das crianças. Karina escreve os nomes nos crachás e os entrega para cada criança. A professora conversa com os alunos e faz uma apresentação do espaço físico da sala. Introduzindo o conceito de Rotina, a professora escreve no quadro as atividades previstas para o dia. Algumas crianças conseguem ler o que a professora escreveu. A professora fala dos horários das atividades, fala sobre a escola e seus funcionários. |
Nesse momento, a turma tem oportunidade de se ver como um todo. As crianças começam a conhecer os nomes dos colegas, como mencionado na entrevista com Nina. A Rotina torna visível para a turma os objetivos da professora naquele dia: conhecer as crianças, a escola e algumas das regras do novo espaço. A professora escreveu a rotina no quadro em todos os dias de aula observados. |
8h52min |
Transição: As crianças lavam as mãos para lanchar. Algumas crianças entregam os materiais escolares para a professora. Breno e Vinícius conversam entre si e mostram suas mochilas. |
A sala de aula possui um banheiro que é dividido com a outra turma que está iniciando o ensino fundamental. Esse fato proporcionou um grande conforto e segurança para a turma, uma vez que a escola atende a 600 crianças entre 6 e 15 anos. |
9h12min |
Lanche: É oferecido pão com requeijão e leite para as crianças. Karina orienta as crianças a deixarem a cantina limpa e organizada para as outras turmas. |
É sinalizado para as crianças que a escola possui outras turmas que também utilizam os seus diferentes espaços, sugerindo a importância do bom uso do espaço coletivo. |
9h34min |
Recreio: Karina: Vocês estão doidos para conhecer o parquinho, né? Menina: Criança gosta de brincar! Karina: Adulto também... |
As crianças sinalizam para a professora a importância da brincadeira para o grupo. A professora acolhe a fala da menina e menciona que ela, mesmo sendo adulta, também gosta e valoriza esta atividade. |
10h00min |
Transição: Karina chama as crianças para beberem água e voltarem para a sala de aula. |
A professora sinaliza, novamente, um cuidado com o bem-estar físico das crianças. |
10h04min |
Colando bilhetes: Professora fala dos bilhetes que devem ser entregues aos pais, e as crianças colam os bilhetes no caderno. Eduardo pergunta se eles vão levar bilhete para casa porque fizeram bagunça, ao que a professora responde: "Não. Essa turma não faz bagunça". Algumas crianças pedem para escrever no caderno. |
O gênero textual "bilhete" é introduzido e as crianças são posicionadas como responsáveis por entregar o bilhete aos familiares. A pergunta de Eduardo sinaliza que esse gênero textual representa algo que a turma fez de errado. Podemos inferir que essa era uma forma usada na escola de educação infantil em que Eduardo estudava. A professora enfatiza o comportamento esperado da turma: "essa turma não faz bagunça". As crianças, ao pedirem para escrever, revelam a expectativa de que aquela escola seria o espaço privilegiado da escrita. Diferentemente das crianças, a professora considera que o mais importante, nesse momento, não é a escrita, mas a adaptação das crianças à escola, a interação com os colegas e o reconhecimento do espaço físico. |
10h20min |
Transição: Crianças guardam os cadernos na mochila. |
A forma de organização dos materiais individuais e coletivos é salientada. |
10h24min |
Conhecendo a escola: A professora leva as crianças para caminhar pelo primeiro andar da escola, apresentando as outras salas de aula e suas professoras. |
A professora demonstra entender que aquele espaço é desconhecido da maioria das crianças. |
10h49min |
Transição: Karina volta para a sala de aula. Algumas crianças vão ao banheiro e bebem água. A professora pede que as crianças se sentem na roda. |
A professora sinaliza, mais uma vez, um cuidado com o bem-estar físico das crianças. |
10h54min |
Roda de Leitura: A professora mostra às crianças dois livros de literatura. As crianças escolhem o livro "O meu dente caiu". |
Ao escolherem esse livro, a professora e as crianças demonstram perceber a importância da queda dos dentes nessa fase da vida. |
11h10min |
Saída: Karina encerra a roda. Algumas crianças comentam que não escreveram nada. A professora leva as crianças ao portão da escola, onde seus familiares estão esperando. |
Novamente as crianças sinalizam a expectativa de que a escola seria o lugar de aprendizagem da escrita. Nos primeiros dias de aula, as crianças foram embora às 11h10. Isso proporcionou às crianças uma adaptação gradual ao novo ambiente. |