Resumo:
Este artigo relata um estudo etnográfico de caso múltiplo na Grécia. Examina as práticas docentes relacionadas à educação de cidadãos com pensamento crítico dez anos após a implementação de uma reforma integrada do currículo. Por meio de observações em sala de aula e entrevistas semiestruturadas, esta pesquisa examinou o papel do pensamento crítico nas salas de aula. Os achados sugerem que os professores evitam as práticas que promovem habilidades em pensamento crítico e o empoderamento dos estudantes. Ao contrário, tendem a implementar práticas tradicionais, sendo seu trabalho determinado, em grande parte, pelos padrões de aproveitamento definidos pelo vestibular e pelas aspirações dos pais. O artigo conclui que as expectativas prevalentes no ensino fundamental grego interferem no desenvolvimento de relações pedagógicas que promoveriam o pensamento crítico, obstruindo o alcance dos objetivos da reforma integrada do currículo e comprometendo o projeto para a cidadania democrática.
Palavras-chave:
Pensamento Crítico; Cidadania Democrática; Prática Pedagógica; Pedagogia Crítica; Ensino Fundamental