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Modernidades Moçambicanas e Educação: da crise de referências ao vazio de sentido1 1 Parte deste trabalho foi escrito tendo como referência a tese de Gonçalves (2009).

Mozambican Modernities and Education: from the crisis of references to the emptiness of meaning

RESUMO

O trabalho, síntese tese de Doutorado, versa sobre a educação e a crise ética em Moçambique, a partir do eixo temático sobre a Ética no Ensino da Filosofia do país. Argumenta-se que, no país vive-se um vazio de sentido, decorrente da crise de referências éticas, consequência das duas modernidades implementadas: a socialista revolucionária e a capitalista neoliberal. Em termos metodológicos, faz-se uma revisão bibliográfica e uma análise histórico-documental sobre o projeto de modernidade socialista e capitalista, apresentando também como a educação foi a mediação para a viabilização, principalmente, do projeto de modernidade socialista. Por fim, apresentam-se alguns indicadores da crise ética no país.

Palavras-chave
Moçambique; Modernidade; Expressões Culturais do Ethos; Crise Ética

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