1982 |
I Seminário “A Didática em Questão”. |
Não foram captados trabalhos. |
------------------- |
1983 |
II Encontro Nacional de Prática de Ensino e “II Seminário A didática em Questão”. |
1. O Ensino de História no 2º Grau: problemas, deformações e perspectivas. |
1. Elza Nadai |
1985 |
III Encontro Nacional de Prática de Ensino e “III Seminário A Didática em Questão”. |
Não foram captados trabalhos. |
------------------- |
1994 |
VII ENDIPE “Produção do conhecimento e trabalho docente” |
1. Estudos Sociais no Ensino Fundamental na Rede Pública Municipal de Goiânia. |
1. Ângela Cristina B. Mascarenhas |
2. O Ensino de História nas Séries Iniciais do 1º Grau. |
2. Maria de Fátima Salum Moreira |
3. A concepção de História no Ensino Fundamental: noções de tempo e sujeito histórico. |
3. José Ricardo Oriá Fernandes |
4. Mudanças Históricas/ Mudanças no Ensino de História. |
4. Ubiratan Rocha / Arlette M. Gasparello e Sônia Maria Nikitiuk |
1996 |
VIII ENDIPE “Formação e profissionalização do educador”. |
1. Por uma Teoria da Prática de Ensino de História. |
1. Solange Ramos de Andrade David |
2. Interdisciplinaridade nas Séries Iniciais: considerações epistemológicas e didáticas a partir de uma disciplina. |
2. Jane Bittencourt |
3. Interdisciplinaridade: uma proposta de ensino através de temas geradores. |
3. Marly Maria Santos Pinto |
4. Construindo o currículo numa visão interdisciplinar. |
4. Ana Paula Mancini/ Lucrécia Mello |
5. O Ensino da História e da Geografia: o método e o conteúdo. |
5. Katarina Maria C. Martins |
6. Didática e Currículo: continuando o diálogo. |
6. José Luiz Domingues |
7. A Questão Pedagógica na Formação de Professores. |
7. Dermeval Saviani |
1998 |
IX ENDIPE “Olhando a qualidade do ensino a partir da sala de aula”. |
*Mesa-Redonda: Multiculturalismo, Currículo e Formação de Professores. |
* Antonio Flávio Moreira |
1. Interdisciplinaridade: condição essencial para uma prática de ensino significativa. |
1. Gelcivânia Mota Silva Morais - UNEB |
2. O processo de elaboração conceitual no ensino de História e Geografia nas séries iniciais da escolaridade. |
2. Priscila Ribeiro Ferreira - UFSC |
3. Interdisciplinaridade na formação dos professores. Porto Velho - RO. |
3. Derly Barbosa et al. |
2000 |
X ENDIPE “Ensinar e aprender: sujeitos, saberes, espaços e tempos”. |
1. Formação da consciência histórica na escola básica: o papel dos currículos e programas. |
1. Kátia Maria Abud - USP |
2. Currículo integrado: uma construção de sujeitos, um processo e uma práxis. |
2. Regina Aurora Trino Romano - UERJ |
3. O saber histórico escolar: entre o universal e o particular (construindo diferenças e verdades através de história). |
3. Carmen Teresa Gabriel - PUC - Rio |
4. Currículo emergente e aprendizagens docentes no Curso de Pedagogia. |
4. Vânia Beatriz Monteiro da Silva -UFSC |
2002 |
XI ENDIPE “Igualdade e diversidade na educação”. |
1. Políticas curriculares para a formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: múltiplas interações entre texto e contexto. |
1. Arlete Maria Monte Camargo |
2. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de professores e o modelo pedagógico de competências. |
2. Heloisa Helena O. de Azevedo/ Adelei Hilda Marques Terciotti - UNIMEP |
3. A produção brasileira sobre integração curricular (anos 80 e 90). |
3. Leila Camelo dos Santos / Alice Casimiro Lopes - NEC - FE / UFRJ |
4. Transversalidade na educação: uma possibilidade significativa para tornar a educação mais dinâmica e oportuna. |
4. Álvaro Sebastião Teixeira Ribeiro |
5. A educação superior e suas relações com a teoria curricular. |
5. Hilton Fabiano Boaventura Serejo - PUC-MG |
6. Interdisciplinaridade no ensino: problema metodológico ou questão histórica. |
6. José Luís Vieira de Almeida UNESP/UNINOVE |
7. As concepções de transversalidade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade (tit) como base para a nova formação de profissionais da educação básica. |
7. Nali Rosa Silva Ferreira / Dácio Guimarães de Moura |
2004 |
XII ENDIPE “Conhecimento universal e conhecimento local”. |
1. Saberes e práticas avaliativas no ensino de história. |
1. Zeli A. de Oliveira / Selva G. Fonseca - UFU |
2. A produção do conhecimento a partir da pedagogia de projetos: as múltiplas possibilidades da interdisciplinaridade em compasso com os temas transversais. |
2. Lidiane Aparecida Ferreira Mariano / Lucrécia Stringhetta Mello - UFMS |
3. A interdisciplinaridade e o currículo disciplinar: limites teórico-práticos dessa relação. |
3. Jocinete das Graças Figueiredo - UEMT |
2006 |
XIII ENDIPE “Educação, Questões Pedagógicas e Processos Formativos: compromisso com a inclusão social”. |
1. Currículo de formação de professores para séries iniciais do ensino fundamental: uma reflexão sócio-histórica. |
1. Márcia Maria Gurgel Ribeiro - UFRN |
2. Formação de professores: uma perspectiva interdisciplinar. |
2. Vanilda Maria Santos Teófilo - USU |
2008 |
XIV ENDIPE ”Trajetórias e Processos de Ensinar e Aprender: lugares, memórias e culturas”. |
*Mesa-redonda: O conceito de interdisciplinaridade e a cultura universitária. |
* Ari Paulo Jantsch |
**Mesa-redonda: Interdisciplinaridade transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas e as condições de produção. |
** Ivani Catarina Arantes Fazenda |
*** Mesa-redonda: Memória, cultura, identidades e desafios do curso de pedagogia. |
***Iria Brzezinski |
**** Mesa-redonda: A formação do pedagogo: um desafio para o século XXI. |
****Leda Scheibe |
1. Ser professor de história para crianças. |
1. Grinaura Medeiros de MORAIS - UFRN |
2010 |
XV ENDIPE ”Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais”. |
1. O professor e a história ensinada e aprendida nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: trilhas a percorrer. |
1. Sandra Regina Ferreira de Oliveira - UEL / Ernesta Zamboni UNICAMP / Flávia Heloísa Caimi - UPF |
2012 |
XVI ENDIPE “Didática e Práticas de Ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade”. |
1. O cuidado interdisciplinar em um currículo de formação docente. |
1. Valda Inês Fontenele Pessoa - Ufac |
2. Formação de professores nas teses sobre o currículo de pedagogia no Brasil. |
2. Carolina Nozella Gama / Cláudio De Lira Santos Junior |
3. Interdisciplinaridade e formação de pedagogos: aprendizagens da construção de uma experiência na educação superior em Sobral-Ceará. |
3. Eveline Andrade Ferreira |
4. Ensino de história na formação de professores para as séries iniciais e educação de jovens, adultos e idosos. |
4. Rosilda Benácchio - UFF |
2014 |
XVII ENDIPE/FORTALEZA “A Didática e a Prática de Ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade”. |
1. Eixo Estruturante e Transversalidade: elementos orientadores dos currículos da formação de profissionais da educação. |
1. Lívia Freitas Fonseca - UnB |
2. Temas transversais e ensino de história nos primeiros anos de escolarização. |
2. Lia Machado Fiuza Fialho - UEC / Charliton José dos Santos Machado - UFPB |