SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número1O Direito à Educação Infantil nos Tribunais de Justiça do BrasilO Mais Educação na América Latina: legados a infâncias e juventudes pobres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação & Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos. Das Memórias a uma História Sensorial da Escola na Província do Paraná. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.1, e80701.  Epub 25-Fev-2019. ISSN 0100-3143.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-623680701.

Partindo-se das considerações de Silva e Vidal (2011), trabalha-se com a hipótese de que, por meio de uma história sensorial, baseada nos contatos individuais e coletivos com a materialidade escolar evocados em registros memorialísticos, é possível evidenciar algumas experiências que a escola primária no Brasil Imperial propiciou às crianças, dando a ver significados atribuídos à escola e à escolarização recebida nesse momento histórico. O objetivo do artigo é realizar uma abordagem inicial desta questão, identificando as experiências sensoriais ocorridas numa escola da cidade de Paranaguá, no litoral da Província do Paraná, na década de 1870, na vida de Nestor Vitor dos Santos, um dos alunos que a frequentou.

Palavras-chave : História Sensorial; Século XIX; Cultura Material Escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )