Acessibilidade / Reportar erro

Notas à Recepção do Pensamento de Álvaro Vieira Pinto: o caso Vaz e a educação em Consciência e Realidade Nacional1 1 Parte deste trabalho foi apresentada como comunicação oral no Colóquio Álvaro Vieira Pinto (Curitiba, 2017).

Resumo:

O objetivo deste trabalho é discutir a apreciação realizada por padre Vaz do livro de Álvaro Vieira Pinto, Consciência e Realidade Nacional, enfocando a imputação da presença de totalitarismo na obra, bem como apresentar as reflexões sobre educação nesta contidas. Uma das críticas realizada por padre Vaz é que a obra não restitui nenhum traço social, histórico, cultural ou político ligado ao Brasil, a outra acusa a possibilidade de um totalitarismo implícito na obra de Vieira Pinto. Entretanto, ambas as críticas não condizem com o pensamento exposto na obra. A apreciação de Vaz tornou-se uma referência, que influenciou a recepção da obra de Vieira Pinto por um viés reducionista.

Palavras-chave:
Álvaro Vieira Pinto; Consciência e Realidade Nacional; Lima Vaz; Filosofia Brasileira; Educação

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação Avenida Paulo Gama, s/n, Faculdade de Educação - Prédio 12201 - Sala 914, 90046-900 Porto Alegre/RS – Brasil, Tel.: (55 51) 3308-3268, Fax: (55 51) 3308-3985 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: educreal@ufrgs.br