SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Trajetórias de Melhoria Educacional no Chile: um estudo de casoPolítica Educacional no Ceará: processos estratégicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação & Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

MORAES, Fabiano de Oliveira  e  SILVA, Sandra Kretli da. Deslimites da Palavra em Manoel de Barros: literatura menor e infância. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.4, e86566.  Epub 11-Nov-2019. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623686566.

Com o intuito de potencializar o devir-nômade que pulsa nas escolas e subversa os currículos, o artigo lança mão dos conceitos de literatura menor, língua menor, desterritorialização, reterritorialização, nomadismo, linhas molares, moleculares e de fuga, espaços liso e estriado, e máquina de guerra nômade (Deleuze, Guattari e Parnet), e de inutileza, inutensílio, infância, invenção, deslimite da palavra e idioleto manoelês (Barros) com o objetivo de problematizar os conceitos de lúdico, brincadeira e seriedade, e provocar possíveis produções de sentido a partir dos balbucios e gaguejos de crianças do 2º Ano em seu processo de reinvenção de uma linguagem estrangeira dentro de uma língua maior, em textos produzidos em uma oficina de leitura.

Palavras-chave : Currículos; Infância; Literatura; Manoel de Barros.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )