SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Deslimites da Palavra em Manoel de Barros: literatura menor e infânciaThe Results of Socio-Educational Projects on the Human Development of Young People índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação & Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

VIEIRA, Sofia Lerche; PLANK, David Nathan  e  VIDAL, Eloisa Maia. Política Educacional no Ceará: processos estratégicos. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.4, e87353.  Epub 11-Nov-2019. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623687353.

O artigo discute processos estratégicos à formulação e implementação da política educacional no Ceará no período 1995-2015, tendo por referencial as teorias da governança e da dependência da trajetória. O texto analisa aspectos relativos ao equilíbrio fiscal do estado, práticas meritocráticas de recrutamento e mecanismos de monitoramento associados à gestão por resultados. Nesse cenário, três processos estratégicos foram determinantes para criar condições propícias à melhoria da educação: a colaboração, a mobilização e a responsabilização. São apresentadas evidências de que tais processos, construídos historicamente na educação cearense, abriram caminho para a instituição de uma cultura institucional favorável à mudança, a exemplo da melhoria dos resultados obtidos pelo estado em processos de avaliação externa.

Palavras-chave : Política Educacional; Estado do Ceará; Governança; Dependência da Trajetória; Regime de Colaboração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )