SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Carneiro Leão e a Reforma das Línguas Estrangeiras no Brasil (1930-1934)O Mestre Ignorante e outras Histórias sobre a Escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Educação & Realidade

versão impressa ISSN 0100-3143versão On-line ISSN 2175-6236

Resumo

CORREIA, Fábio Caires  e  PERIUS, Oneide. Dizer o que Não se Deixa Dizer: Adorno e a expressão como atitude formativa. Educ. Real. [online]. 2019, vol.44, n.4, e88569.  Epub 28-Nov-2019. ISSN 0100-3143.  https://doi.org/10.1590/2175-623688569.

Propomos discutir neste artigo o conceito de expressão presente na filosofia de Theodor Adorno. O objetivo é pensá-lo como atitude práxica formativa. Ao transformar a teoria num corpus acabado de verdade, a prática coisifica o pensamento e, por consequência, instrumentaliza a formação. No intuito de romper a lógica da linguagem da eficácia, própria da prática, encontramos na ideia de expressão um espaço possível para a revitalização ou reconfiguração crítica desta lógica formativa, isto é, encontramos nele uma teoria como resíduo de esperança.

Palavras-chave : Expressão; Prática; Teoria; Educação; Theodor Adorno.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )