Acessibilidade / Reportar erro

Morfología e anatomia do fruto de Combretum rotundifolium Rich. (Combretaceae)

Resumo

O fruto de Combretum rotundifolium Rich, é proveniente de ovário ínfero, de natureza receptacular, com placentação apical.

O anfistego no fruto adulto exibe três camadas distintas - uma externa fina, uma intermediária fibrosa e uma interna esponjosa -, que juntamente com as alas proporcionam sua dispersão pelo vento.

Inicialmente o anfistego é constituído pela epiderme, colênquima, parênquima e tecido vascular. Mais tarde, nota-se que as células parenquimáticas começam a espessar suas paredes e, posteriormente, a constituir o esclarênquima. Esse anfistego exibe grande quantidade de drusas de oxalato de cálcio e cristais rômbicos.

Pelas suas características, tipifica-se o fruto, segundo a Classificação de Barroso (no prelo), como do tipo nucóide, subtipo betulídio. As sementes acompanham a forma do fruto, e o embrião é do tipo axial, com cotilédones foliáceos e plicados.

Como as características do fruto estão intrinsecamente inseridas na estrutura da flor, também se fizeram observações anatómicas, inclusive sobre a vascularização do botão floral ao nível do receptáculo inferior.

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br