Acessibilidade / Reportar erro

Lauraceae Jussieu na Reserva Ecológica de Macaé de Cima, Município de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, Brasil* * Parte da Dissertação de Mestrado apresentada à Coordenação do Curso de Pós-Graduação (Botânica) do Museu Nacional / Universidade Federal do Rio de Janeiro.

RESUMO

Este trabalho apresenta o estudo taxonômico das espécies de Lauraceae na Reserva Ecológica de Macaé de Cima, localizada no Município de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. A vegetação da Reserva é do tipo Floresta Pluvial Atlântica Montana com altitudes entre 880 a 1.720 m. Com base nas coleções botânicas depositadas em vários herbários, especialmente nas do Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, e em trabalho de campo, foram reconhecidas para a região 32 espécies subordinadas a nove gêneros: Aniba (1 sp.), Beilschmiedia (2 spp.), Cinnamomum (2 spp.), Cryptocarya (2 spp.), Endlicheria (1sp.), Nectandra (3 spp.), Ocotea (18 spp.), Persea (2 spp.) e Rhodostemonodaphne (1 sp.). O tratamento da família compreende descrições morfológicas das espécies, comentários e ilustrações. São fornecidos, também, dados sobre a distribuição geográfica, habitat, época de floração e frutificação, utilidade, além de uma chave analítica para a identificação dos gêneros e espécies ocorrentes na área. Revalidaram-se os binômios Ocotea domatiata Mez, O. pulchra Vattimo-Gil e O. teleiandra (Meisn.) Mez. Ampliou-se a distribuição geográfica conhecida de Cinnamomum glaziovii (Mez) Kosterm. e Ocotea urbaniana Mez. Descreveu-se pela primeira vez o fruto de O. domatiata Mez e de Cinnamomum glaziovii (Mez) Kosterm.

Palavras chave:
Lauraceae; Taxonomia; Morfologia; Mata Atlântica; Rio de Janeiro

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br