Acessibilidade / Reportar erro

O gênero Nitzschia (Bacillariaceae) em ambientes lacustres na Planície Costeira do Rio Grande do Sul, Brasil1 1 Parte da dissertação de Mestrado da primeira autora, Programa de Pós-Graduação em Botânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

The genus Nitzschia (Bacillariaceae) in lacustrine environments of the Coastal Plain of Rio Grande do Sul State, Brazil1 1 Parte da dissertação de Mestrado da primeira autora, Programa de Pós-Graduação em Botânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Resumo

O estudo taxonômico sobre o gênero Nitzschia Hassall, nas áreas da Lagoa do Casamento e do Butiazal de Tapes, localizados entre 30º40'-30º10'S e 50°30'-51º30'W, baseou-se em amostras de plâncton e metafíton, coletadas em 21 estações abrangendo diferentes ambientes (lagoas interligadas, lagoas isoladas, banhados e açude) no outono e primavera de 2003. Foram encontrados 35 táxons específicos e infra-específicos, destacando-se 11 novas ocorrências para o Estado e cinco para a Planície Costeira do Rio Grande do Sul. Quanto ao hábito, 91% dos táxons ocorreram no plâncton e metafíton e 9% restringiram-se ao metafíton. A área da Lagoa do Casamento apresentou maior riqueza (35 táxons) em relação à área do Butiazal de Tapes (13 táxons), provavelmente pela presença de ambientes em conexão com a laguna dos Patos, a qual detém uma flora rica de Nitzschia, associado às condições de alta condutividade e pH da água. São apresentadas descrições, ilustrações e comentários sobre as variações morfológicas e/ou métricas dos táxons.

Palavras-chave:
diatomáceas; morfologia; taxonomia

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br