Acessibilidade / Reportar erro

O gênero Adiantum (Pteridaceae) no estado do Rio de Janeiro, Brasil1 1 Dissertação de Mestrado da primeira autora. Programa de Pós-graduação em Botânica do Museu Nacional, UFRJ.

The genus Adiantum (Pteridaceae) from Rio de Janeiro State, Brazil

Resumo

Adiantum L. é um gênero facilmente reconhecível pela presença de pseudo-indúsio com nervuras, formado pela margem revoluta da lâmina. Compreende espécies terrestres ou epipétricas. É um grupo Pantropical com cerca de 200 espécies, sendo que 70 delas ocorrem na América do Sul e 62 no Brasil. Adiantum ocorre principalmente no interior de florestas primárias e secundárias, desde o nível do mar até cerca de 2.000 metros de altitude. Visando-se o conhecimento regional do grupo no Brasil, o presente trabalho apresenta o levantamento do gênero Adiantum no estado do Rio de Janeiro, fornecendo chave de identificação, descrições, comentários e ilustrações das espécies. Existem 20 espécies de Adiantum no Estado, correspondendo a 30% do número total registrado para o Brasil e podem ser encontradas desde florestas úmidas até restingas, desde o nível do mar até 850 metros de altitude. Dentre as espécies inventariadas, algumas possuem ampla distribuição na América Central e América do Sul (70%), enquanto outras são endêmicas do Brasil (30%).

Palavras-chave:
Adiantoideae; Floresta Atlântica; samambaias; taxonomia

Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Pacheco Leão, 915 - Jardim Botânico, 22460-030 Rio de Janeiro, RJ, Brasil, Tel.: (55 21)3204-2148, Fax: (55 21) 3204-2071 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: rodriguesia@jbrj.gov.br