SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.67 issue2When a floral visitor is a pollinator?Functional diversity of reproductive traits increases across succession in the Atlantic forest author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rodriguésia

Print version ISSN 0370-6583On-line version ISSN 2175-7860

Abstract

SOUZA, Camila Silveira de et al. Floral traits as potential indicators of pollination vs. theft. Rodriguésia [online]. 2016, vol.67, n.2, pp.309-320. ISSN 0370-6583.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201667203.

Tipos florais de plantas como potenciais indicadores da ocorrência de polinização vs. pilhagem. A visitação floral não é sinônimo de polinização, vários animais utilizam recursos florais sem transferir pólen. Essas visitas podem ser consideradas pilhagem. Polinizadores e pilhadores podem afetar a diversificação morfológica, taxonômica e reprodutiva das espécies de plantas, e nós investigamos se os atributos florais e de floração das espécies de plantas amostradas em vegetação de vereda nos dariam evidência de visitas de polinização (transporte de pólen) ou de pilhagem (roubo de néctar/pólen). Esperamos que as flores não especializadas tenham uma maior incidência de pilhagem, enquanto flores especializadas, por exemplo com tamanho grande e médio e corolas longas, com néctar menos acessível, tenderiam a ser polinizadas e menos pilhadas. Quatro atributos foram associados principalmente com visitas ilegítimas, tamanho da flor (pequeno), quantidade de flores por planta (muitas flores), tempo de floração (<10 meses) e tipo floral (inconspícuo). Os grupos mais ricos e mais abundantes de visitantes, incluindo abelhas, moscas e vespas, atuaram principalmente como potenciais polinizadores, enquanto baratas, borboletas, besouros, formigas e hemípteros atuaram como pilhadores. No entanto, mais estudos são necessários para confirmar se esse padrão se repete em outras comunidades maiores e mais diversificadas, confirmando assim a eventual preferência dos pilhadores.

Keywords : vereda; abelhas; fauna antófila; floração; flor generalista.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )