SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue2An illustrated guide of ferns and lycophytes from Carambeí, PR, BrazilCerrados in Argentina? Structure, diversity and biogeography of the woody component of a savanna in the Misiones Province author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rodriguésia

Print version ISSN 0370-6583On-line version ISSN 2175-7860

Abstract

LUCHETA, Fabiane; KOCH, Natália Mossmann; MARTINS, Suzana Maria de Azevedo  and  SCHMITT, Jairo Lizandro. Comunidade de liquens corticícolas em um gradiente de urbanização na Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, no sul do Brasil. Rodriguésia [online]. 2018, vol.69, n.2, pp.323-334. ISSN 0370-6583.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201869205.

Liquens são mundialmente conhecidos como indicadores de qualidade ambiental porque são sensíveis às modificações do ambiente, especialmente as de origem antrópica. Neste estudo foram avaliadas a riqueza, a composição e a cobertura de comunidades de liquens corticícolas em nove municípios com diferentes graus de urbanização e verificadas as principais semelhanças na composição das espécies entre as comunidades. Os locais amostrados estavam distribuídos em uma matriz rural, rural/urbana ou urbana/ industrial. Dez forófitos foram amostrados em cada área, utilizando o método do elástico. Ao total, foram identificadas 215 espécies de liquens, das quais nove são novas ocorrências, sendo quatro para o Brasil e cinco para o Rio Grande do Sul. Com o aumento da urbanização, observou-se uma simplificação da estrutura da comunidade de liquens, com diminuição da riqueza e mudanças na composição das espécies. Além disso, na matriz urbana/industrial poucas espécies apresentaram alta porcentagem de cobertura e, em conjunto, somaram grande importância na comunidade. Maior homogeneidade da composição de espécies foi encontrada em áreas mais próximas e inseridas na matriz urbano/industrial. Este estudo demonstrou que a arborização urbana é um fator importante para o estabelecimento das espécies de liquens, ao longo de um gradiente de urbanização.

Keywords : cobertura; composição; gradiente rural-urbano; riqueza de espécies.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )