SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue2Corticolous lichen community in an urbanization gradient in the Rio dos Sinos Hydrographic Basin, southern BrazilLigustrum lucidum as an opportunist invasive species in an Araucaria Forest in South Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rodriguésia

Print version ISSN 0370-6583On-line version ISSN 2175-7860

Abstract

VELAZCO, Santiago José Elías; GALVAO, Franklin; KELLER, Héctor Alejandro  and  BEDRIJ, Natalia Alejandra. Cerrados in Argentina? Structure, diversity and biogeography of the woody component of a savanna in the Misiones Province. Rodriguésia [online]. 2018, vol.69, n.2, pp.335-349. ISSN 0370-6583.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201869206.

O campo de Teyú Cuaré no departamento de San Ignacio, na província de Misiones, Argentina, tem se destacado pela sua flora e fisionomia, o que levou a pesquisadores a indicar que poderia ser um relicto do bioma Cerrado. Analisou-se a florística e a fitossociologia do componente arbóreo-arbustivo de uma comunidade savânica, discutindo-se os processos que a originaram e contribuem para a permanência desta fitofisionomia. Em 12 parcelas quadradas de 400 m2 foram mensurados o perímetro e a altura de todos os indivíduos lenhosos com perímetro ≥ 10 cm ao nível do solo. Avaliamos a similaridade florística entre a área estudada e outras áreas de Cerrado do Brasil e do Paraguai. No total foram detectadas 15 famílias e 17 espécies, onde Leptolobium elegans foi a de maior importância estrutural. A flora lenhosa da área é mais fortemente associada com as áreas de Cerrado do Paraná e Canindeyú e Amambay no Paraguai. A vegetação do local possivelmente é um reflexo da expansão das fisionomias abertas do Pleistoceno tardio e Holoceno médio, dominantes em parte da província e do Sul do Brasil. A permanência desta unidade campestre provavelmente está relacionada à atuação de mecanismos de natureza geológica, pedológica, antrópica e por perturbações pelo fogo.

Keywords : Leptolobium; Cerrado; fogo; fitossociologia; relictos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )