SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue2Cerrados in Argentina? Structure, diversity and biogeography of the woody component of a savanna in the Misiones ProvinceCharacterization of eight species of Aloe (Asphodelaceae) from the nucleolar organizing region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rodriguésia

Print version ISSN 0370-6583On-line version ISSN 2175-7860

Abstract

NUNES, Amanda da Silva et al. Ligustrum lucidum como uma espécie invasora oportunista em uma Floresta com Araucária no sul do Brasil. Rodriguésia [online]. 2018, vol.69, n.2, pp.351-362. ISSN 0370-6583.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201869207.

Objetivou-se inferir sobre os mecanismos de invasão (oportunismo x competição) de Ligustrum lucidum em um fragmento de floresta com araucária em Lages, Santa Catarina. O fragmento foi inventariado nos anos de 2012 e 2015, por meio de parcelas, onde foram avaliados os indivíduos arbóreos com DAP maior ou igual a 5,0 cm. As parcelas foram classificadas em invadidas (I) e não invadidas (NI) por L. lucidum e foram calculadas as taxas de dinâmica para a comunidade e populações. A influência de L. lucidum sobre as taxas da comunidade foi investigada por meio de regressões logísticas e o padrão de coexistência das espécies nos setores I e NI pelo índice de c-score. No fragmento, foram observadas maiores taxas de recrutamento do que mortalidade e maior ganho do que perda em área basal. A comunidade apresentou maior recrutamento nos locais com maior abundância de L. lucidum. Enquanto nas parcelas NI observou-se a segregação espacial das espécies, nas parcelas I as mesmas ocorreram de forma aleatória. Conclui-se que L. lucidum está aumentando sua importância relativa na comunidade, estando associado a parcelas desestruturadas em relação ao padrão de co-ocorrência das espécies, o que sugere seu caráter oportunista.

Keywords : espécie exótica; Floresta Atlântica; invasão biológica; padrões demográficos; Santa Catarina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )