SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue2Ligustrum lucidum as an opportunist invasive species in an Araucaria Forest in South BrazilCapitulum and floret phenology in Baccharis aliena (Asteraceae, Astereae) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rodriguésia

Print version ISSN 0370-6583On-line version ISSN 2175-7860

Abstract

SANCHEZ-G, Ysbelia et al. Characterization of eight species of Aloe (Asphodelaceae) from the nucleolar organizing region. Rodriguésia [online]. 2018, vol.69, n.2, pp.363-372. ISSN 0370-6583.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201869208.

A região organizadora nucléica de oito espécies de Aloe foi analisada em metáfases somáticas e núcleos interfásicos. Todas as espécies apresentaram um número uniforme de 2n = 14, com oito cromossomos grandes e seis pequenos. Satélites foram observados no braço longo de um ou dois pares de cromossomos grandes e/ou no braço curto de um dos pares pequenos. As regiões organizadoras del nucléolo coradas com prata estavam localizadas na região subtelomérica do braço longo de um ou dois pares dos cromossomos grandes, exceto en Aloe dichotoma e Aloe maculata, em que os AgNORs estavan localizados em um braço curto de um de seus cromossomos pequenos. Na maioria das espécies estudadas, o número ativo de AgNOR era quatro. No entanto, esse número muda de um para oito. Para todas as espécies, o número de nucléolos na interfase pode ser um ou dois, enquanto, em Aloe excelsa, esse número pode estar mudando de um a oito. Polimorfismo de AgNORs ativos e o número de nucléolos em interfase foram revelados, exceto Aloe petricola, cujos AgNORs ativos estavam localizados apenas nas regiões subteloméricas no braço longo um dos cromossomos L2, bem como no par L4, concordando com o número máximo (três) de nucléolos em interfase.

Keywords : Aloe; AgNORs; atividade nucleolar; bandeamento de prata.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )