SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue2Five new records and an identification key of the lichen genus Leptogium from Santa Catarina state, BrazilHippomaneae (Euphorbiaceae) in the Chapada dos Veadeiros National Park, Goiás, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rodriguésia

Print version ISSN 0370-6583On-line version ISSN 2175-7860

Abstract

KULKAMP, Josimar; HEIDEN, Gustavo  and  IGANCI, João Ricardo Vieira. Endemic plants from the Southern Brazilian Highland Grasslands. Rodriguésia [online]. 2018, vol.69, n.2, pp.429-440. ISSN 0370-6583.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201869214.

A vegetação subtropical dos campos de altitude do sul do Brasil, localmente conhecida por Campos de Cima da Serra, está dentro do hotspot do bioma Mata Atlântica. Possui destaque devido à sua elevada riqueza de espécies, apresentando aproximadamente 25% de plantas endêmicas. Esta formação requer mais estudos específicos para estimar sua riqueza de espécies e proteger os recursos naturais. Este estudo teve como objetivo mapear e analisar a distribuição de táxons endêmicos nos campos de altitude baseando-se em dados de coleções de herbários como fonte para destacar importantes grupos taxonômicos para futuros estudos. Verificou-se quantos desses táxons endêmicos encontram-se dentro de áreas de proteção e os táxons e áreas mais importantes para futuros estudos foram reconhecidos. Todos os dados sobre cada táxon endêmico foram obtidos através de visitas a herbários, bancos de dados online, expedições de coleta e referências bibliográficas. Foram preparados mapas de distribuição para os táxons endêmicos. Como principal resultado, a distribuição da flora endêmica dos campos de cima da serra foi descrita e mapeada. Os táxons destacados como ameaçados são prioritários para futuros estudos taxonômicos e conservacionistas. Nossos resultados apontam o centro-oeste de Santa Catarina e o centro do estado do Paraná como áreas prioritárias para futuros estudos, considerando sua alta diversidade de táxons.

Keywords : hotspot da Mata Atlântica; distribuição; herbário; vegetação subtropical; taxonomia.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )