SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue2Endemic plants from the Southern Brazilian Highland GrasslandsFlora of Usina São José, Igarassu, Pernambuco: Polygonaceae author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rodriguésia

Print version ISSN 0370-6583On-line version ISSN 2175-7860

Abstract

SANTOS, Pablo Henrique Bueno dos; SODRE, Rodolfo Carneiro  and  SILVA, Marcos José da. Hippomaneae (Euphorbiaceae) no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Goiás, Brasil. Rodriguésia [online]. 2018, vol.69, n.2, pp.441-463. ISSN 0370-6583.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201869215.

As Euphorbiaceae da tribo Hippomaneae são complexas e pouco estudadas taxonomicamente em decorrência de possuírem flores diminutas e homogêneas. Com base em coletas mensais desde 2011, análise de coleções de herbários e de literatura específica, foi realizado o tratamento taxonômico de Hippomaneae no Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, área cuja flora é rica e pouco conhecida. Foram encontradas 15 espécies pertencentes a cinco gêneros: Microstachys e Sapium, os mais diversos, com nove e três espécies respectivamente, seguidos por Gymnanthes, Maprounea e Sebastiania com uma espécie cada. Sapium haematospermum é uma nova ocorrência no estado de Goiás. São apresentadas uma chave de identificação para as espécies, descrições e comentários taxonômicos, além da transferência de Sebastiania anisodonta e S. salicifolia para o gênero Microstachys, e uma lectotipificação.

Keywords : diversidade; flora do Cerrado; nomenclatura; riqueza.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )