SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue2Distribution and rarity of Mezilaurus (Lauraceae) species in BrazilMyrtaceae in Serra Geral of Licínio de Almeida, Bahia, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rodriguésia

Print version ISSN 0370-6583On-line version ISSN 2175-7860

Abstract

BASTOS, Maria Josirene Souza Moreira et al. Spatial distribution and associated flora of Alcantarea nahoumii, a vulnerable endemic species to rocky outcrops of the Serra da Jibóia, Bahia, Brazil. Rodriguésia [online]. 2018, vol.69, n.2, pp.503-514. ISSN 0370-6583.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201869219.

O objetivo deste trabalho foi caracterizar o padrão de distribuição espacial da A. nahoumii em diferentes gradientes de altitudes, bem como realizar o levantamento florístico da vegetação associada a A. nahoumii, considerada endêmica e “Vulnerável”. O estudo foi realizado na Serra da Jibóia, Santa Teresinha, Bahia, Brasil. Foi realizado um inventário de plantas jovens e adultas da A. nahoumii, bem como a identificação taxonômica e quantificação das espécies associadas, percentagem de cobertura da vegetação, percentagem de cobertura da A. nahoumii, inclinação da rocha, percentagens de matéria orgânica e rocha exposta. Foram calculados os parâmetros fitossociológicos: densidade absoluta, densidade relativa, frequência absoluta, frequência relativa e dominância da A. nahoumii. Para a distribuição espacial foram testados três índices: Índice de Morisita, McGuinnes e Payandech. Também foi realizada uma Análise de Correspondência Canônica para as variáveis ambientais com as espécies da comunidade. Um total de 1.660 indivíduos foram encontrados e classificados taxonomicamente em 17 famílias, 25 gêneros e 28 espécies. O padrão de distribuição espacial da população de A. nahoumii é agregado. Os resultados demonstram que a estrutura populacional da A. nahoumii está estável, mas eventos como queimadas e exploração extrativista, as tornam vulnerável, juntamente com as demais espécies que habitam a área.

Keywords : Bromeliaceae; conservação; endemismo; índice de dispersão; inventário florístico; diversidade de plantas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )