SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue2Herbaceous and subshrubby flora associated with palm grove ecosystem in the Pampas BiomePoaceae in a Brazilian floodplain: spatial distribution and conservation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rodriguésia

Print version ISSN 0370-6583On-line version ISSN 2175-7860

Abstract

TORRES-LEITE, Filipe; HOLLUNDER, Renan Köpp; GARBIN, Mário Luís  and  CARRIJO, Tatiana Tavares. Florística de Rubiaceae em um remanescente de Floresta Atlântica do Espírito Santo, Brasil. Rodriguésia [online]. 2018, vol.69, n.2, pp.561-576. ISSN 0370-6583.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201869222.

Este estudo apresenta o inventário florístico atualizado para Rubiaceae no Parque Estadual de Mata das Flores (PEMF), município de Castelo, no Espírito Santo. O remanescente florestal estudado está localizado em uma das áreas prioritárias para conservação da Floresta Atlântica ao sul do estado. A listagem elaborada embasou a análise da similaridade florística de Rubiaceae no fragmento estudado com outras 17 áreas de Floresta Atlântica, por meio de análise de agrupamentos e métodos de ordenação. Foram identificadas 45 espécies e duas subespécies, pertencentes a 20 gêneros. Psychotria (8 spp.) foi o gênero mais representativo, seguido de Faramea (6 spp.) e Rudgea (4 pp.). Quatro táxons constituem novas espécies para a ciência. Quatro táxons estão listados em diferentes categorias de ameaça. As análises de agrupamento e ordenação evidenciaram que Mata das Flores se distingue das demais áreas comparadas da Floresta Atlântica quanto à composição florística de Rubiaceae. Os resultados indicam que o Parque Estadual de Mata das Flores é um importante centro de diversidade para Rubiaceae no Espírito Santo.

Keywords : riqueza; similaridade florística; taxonomia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )