SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue2Verbenaceae in the Serra Negra, Minas Gerais, BrazilAquifoliaceae in the Serra Negra, Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rodriguésia

Print version ISSN 0370-6583On-line version ISSN 2175-7860

Abstract

MILLER, Daniel Zambiazzi  and  BLUM, Christopher Thomas. Chave dendrológica e caracterização da morfologia vegetativa de espécies lenhosas de Fabaceae em um fragmento de Floresta Ombrófila Mista de Curitiba, PR. Rodriguésia [online]. 2018, vol.69, n.2, pp.787-804. ISSN 0370-6583.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201869236.

O objetivo do presente estudo foi elaborar uma chave de identificação e descrever as espécies lenhosas de Fabaceae em um remanescente de Floresta Ombrófila Mista considerando caracteres dendrológicos. Foram selecionados de 3 a 10 indivíduos adultos e sadios para caracterização de tronco, casca, ramos e folhas. O material testemunho das espécies foi depositado no Herbário Escola de Florestas Curitiba (EFC). Foram descritas as características de cada espécie e elaborada uma chave de identificação. Foram encontradas 14 espécies pertencentes às subfamílias Papilionoideae (nove), Caesalpinioideae (quatro) e Cercidoideae (uma). A variedade dos tipos de folhas e a disposição dos folíolos auxiliou na diferenciação das espécies, englobando: uma com folhas simples bilobadas, duas trifolioladas, duas bipinadas, quatro imparipinadas com folíolos alternos, duas imparipinadas com folíolos opostos e três paripinadas. A diferenciação de cada espécie foi viabilizada prioritariamente por características de casca, indicando que os caracteres dendrológicos foram eficientes na diferenciação das espécies.

Keywords : chave dicotômica; dendrologia; floresta com araucária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )