SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue2The genus Buddleja (Scrophulariaceae) in the state of Paraná, BrazilFlora of Ceará state, Brazil: Oxalidaceae author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rodriguésia

Print version ISSN 0370-6583On-line version ISSN 2175-7860

Abstract

SILVA, Kelly de Almeida; MARTINS, Sebastião Venâncio; MIRANDA NETO, Aurino  and  LOPES, Aldo Teixeira. Estoque de serapilheira em uma floresta em processo de restauração após mineração de bauxita. Rodriguésia [online]. 2018, vol.69, n.2, pp.853-861. ISSN 0370-6583.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201869240.

O presente estudo teve como objetivo avaliar a serapilheira acumulada em dois ambientes, uma floresta em processo de restauração, após a mineração de bauxita, e um ecossistema de referência (remanescente de floresta secundária em estágio médio de sucessão), e verificar a relação de variáveis ambientais (abertura de dossel, compactação do solo, regeneração natural) com o acúmulo de serapilheira em ambas florestas. Foram alocadas 30 parcelas de 2 × 2 m em cada uma das duas florestas. No centro de cada parcela coletou-se todo o material orgânico contido em amostras de 0,5 × 0,5 m para posterior obtenção da massa seca. Há dissimilaridade entre as duas florestas, em relação ao estoque de serapilheira e demais variáveis ambientais avaliadas. A floresta em restauração apresentou menor acúmulo de serapilheira que o ecossistema de referência. O maior acúmulo de serapilheira, em ambas florestas, acontece em locais com maior quantidade de indivíduos do estrato de regeneração natural e em locais que apresentam solos menos compactados.

Keywords : abertura do dossel; compactação do solo; ecossistema de referência; regeneração natural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )