SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue2Phlebopus beniensis (Boletinellaceae, Boletales) in the Brazilian Cerrado biomeOccurrence of Mormolyca cleistogama (Maxillarinae, Orchidaceae) in São Paulo state, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rodriguésia

Print version ISSN 0370-6583On-line version ISSN 2175-7860

Abstract

OLIVEIRA, Viviane Camila de  and  ALMEIDA NETO, Luiz Carlos de. Polinização de Victoria amazonica (Nymphaeaceae) por besouros em condições ex situ no Jardim Botânico Municipal de Bauru/SP. Rodriguésia [online]. 2018, vol.69, n.2, pp.945-949. ISSN 0370-6583.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201869247.

Pouco se sabe sobre a ecologia de Victoria amazonica fora de sua área de distribuição nativa e faltam estudos sobre a sua reprodução e manejo em condições ex situ, por isso o objetivo deste estudo foi determinar a fauna de besouros presos dentro de flores de V. amazonica cultivadas no Jardim Botânico Municipal de Bauru/ SP e avaliar a eficiência destes como polinizadores. Foi realizada observação focal dos besouros presos nas flores e avaliada a produção de frutos e viabilidade das sementes. Foram encontrados besouros Cyclocephala epistomalis Bates, 1888 presos dentro da câmara floral, sendo o primeiro registro desta espécie no estado de São Paulo. A formação de frutos ocorreu apenas nas flores que apresentaram besouros presos dentro da câmara floral, sendo que das 20 flores observadas, apenas 10 tinham besouros e 9 produziram frutos viáveis com 335,88 sementes em média, com 88% de taxa de germinação. Em razão do comportamento dos besouros, do grande número de sementes por fruto e elevada taxa de germinação, pode-se inferir que os besouros comportaram-se como polinizadores efetivos.

Keywords : besouros; conservação ex situ; polinização; Victoria amazonica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )