SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 issue3Bryophytes (Bryophyta and Marchantiophyta) of the canga of the Serra dos Carajás, Pará, BrazilAmazon canga: the unique vegetation of Carajás revealed by the list of seed plants author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rodriguésia

Print version ISSN 0370-6583On-line version ISSN 2175-7860

Abstract

SALINO, Alexandre; ARRUDA, André Jardim  and  ALMEIDA, Thaís Elias. Ferns and lycophytes from Serra dos Carajás, an Eastern Amazonian mountain range. Rodriguésia [online]. 2018, vol.69, n.3, pp.1417-1434. ISSN 0370-6583.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201869335.

No estado do Pará (Brasil), até o início da última década pouco se sabia sobre a composição da pteridoflora. As serras ferruginosas de Carajás estão localizadas na região sudeste do Estado, em sua maior parte inseridas na Floresta Nacional de Carajás. O objetivo deste trabalho é apresentar uma listagem completa e atualizada das espécies de samambaias e licófitas ocorrentes em todas as formações vegetacionais das serras ferruginosas da região de Carajás como uma contribuição ao conhecimento da pteridoflora da Amazônia Brasileira. A listagem de espécies foi elaborada com base nos espécimes coletados entre 2007 e 2013 durante expedições botânicas. Foram estudados cerca de 1068 espécimes que estão depositados no herbário BHCB. Foram registradas 175 espécies de samambaias distribuídas em 22 famílias e 68 gêneros, e 11 espécies de licófitas, distribuídas em três famílias e quatro gêneros. A pteridoflora da região de Carajás corresponde a 64% da flora de samambaias e licófitas do Pará e a 34% da pteridoflora da Amazônia Brasileira. Sete táxons são apresentados como novos registros para o estado do Pará: Asplenium abscissum, A. otites, A. praemorsum, Blechnum lanceola, Elaphoglossum minutum, Doryopteris collina e Hemionitis tomentosa. Três espécies são endêmicas da região de Carajás, Isoetes cangae, Isoetes serracarajensis e Selaginella stomatoloma.

Keywords : Amazonia; canga; FLONA Carajás; florística; pteridófitas.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )