SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70Spatial patterns of ferns in Evergreen Seasonal Forest in Amazonia-Cerrado transitionCactaceae in Serra da Tiririca State Park, Rio de Janeiro, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rodriguésia

Print version ISSN 0370-6583On-line version ISSN 2175-7860

Abstract

MATILDE-SILVA, Maiara; BOEGER, Maria Regina Torres  and  MELO JUNIOR, João Carlos Ferreira de. O vigor da planta altera a densidade de galhas em populações de Baccharis longiattenuata (Asteraceae) sob distintas condições de solo?. Rodriguésia [online]. 2019, vol.70, e02752017.  Epub Apr 25, 2019. ISSN 0370-6583.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201970018.

A hipótese do vigor da planta sugere que plantas mais vigorosas suportam maior densidade de galhas. Este estudo avaliou tal hipótese utilizando o sistema ácaro-Baccharis longiattenuata em duas populações de restinga sob condições ambientais distintas. As medidas de vigor incluíram: altura e diâmetro do caule, volume e área da copa, número de folhas por ramo, teor de nitrogênio e área específica foliar. Os resultados evidenciaram o efeito do vigor sobre a densidade de galhas. Além do vigor da planta, outros fatores podem ter influenciado indiretamente no padrão observado. O maior aporte hídrico em restinga arbustivo-arbórea pode influenciar nas taxas de crescimento e formação de sítios meristemáticos, alterando a dinâmica galhador-hospedeiro. Diferente do esperado pela literatura, a população com folhas menos esclerófilas apresentou maior densidade de galhas. Por outro lado, em restinga arbustiva, os menores valores de AEF, em resposta à alta incidência luminosa e menor disponibilidade hídrica no solo, podem ter influenciado a maior densidade de ácaros por galha. Folhas mais esclerófilas e longevas favorecem o tempo de permanência de fêmeas na galha, aumentando a densidade de ácaros por galha neste ambiente. É apresentada uma discussão sobre as condições ambientais que podem moldar o padrão de distribuição das galhas encontrado.

Keywords : dinâmica galhador-planta hospedeira; galha de ácaros; herbivoria em restinga; hipótese do vigor; qualidade edáfica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )