SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70Edible plants used in Brazil during the 16th and 17th century according to historical reportsIn vitro propagation of Bucquetia glutinosa, endemic species of the Colombian Paramos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rodriguésia

Print version ISSN 0370-6583On-line version ISSN 2175-7860

Abstract

VIEIRA, Helena Cristina et al. Agrupamento e caracterização anatômica da madeira de espécies nativas da Floresta Ombrófila Mista. Rodriguésia [online]. 2019, vol.70, e04382017.  Epub Aug 08, 2019. ISSN 0370-6583.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201970038.

Na Floresta Ombrófila Mista adicionalmente à diversidade florística, estudos sobre a diversidade anatômica da madeira de espécies nativas são interessantes pois permitem ampliar nosso conhecimento sobre a flora local. Portanto, este trabalho objetivou caracterizar anatomicamente e avaliar as similaridades e as principais características anatômicas que variam entre a madeira de 14 espécies nativas da Floresta Ombrófila Mista, de acordo com IAWA (1989). Foram utilizadas 14 variáveis anatômicas para aplicar os métodos de similaridade de Manhattan e Análise de Componentes Principais (PCA). Como resultados, pode-se observar que as espécies apresentam características comuns, como a porosidade difusa e pontoações intervasculares alternas. Além disso, a presença de fibras septadas e parênquima axial escasso em 50% das madeiras, foram características marcantes para as espécies da região. Quanto à similaridade, observou-se a divisão das mesmas pelas dimensões dos raios, vasos e pontoções. No PCA, destacaram-se o diâmetro do vaso, largura e altura do raio, a altura do raio em número de células, as pontoações intervasculares e raio-vasculares. Pode-se concluir que, mesmo com a grande diversidade anatômica é possível diferenciar a madeira das espécies da Floresta Ombrófila Mista, que ocorrem naturalmente na região do Planalto Catarinense.

Keywords : diversidade anatômica; estrutura da madeira; floresta com araucária.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )