SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70In vitro propagation of Bucquetia glutinosa, endemic species of the Colombian ParamosVerbenaceae in the Parque Estadual da Serra do Papagaio, Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rodriguésia

Print version ISSN 0370-6583On-line version ISSN 2175-7860

Abstract

SILVA, Cleber José da; RIBEIRO, João Paulo Oliveira  and  MEIRA, Renata Maria Strozi Alves. New registers of colleters in species of Myrtaceae from Brazilian Cerrado. Rodriguésia [online]. 2019, vol.70, e02822017.  Epub Oct 03, 2019. ISSN 0370-6583.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201970055.

Coléteres são estruturas secretoras que produzem uma substância pegajosa, constituída por uma mistura de mucilagens, proteínas, terpenos, substâncias pécticas e até alcaloides, que lubrifica e protege o meristema apical. Vários tipos de coléteres têm sido descritos e apresentam valor taxonômico em muitas famílias botânicas. Em Myrtaceae, a descrição de coléteres é recente apresentando três novos tipos morfológicos (cônico, euriforme e petalóide) que diferem dos já descritos para outras eudicotiledôneas. Neste trabalho, são descritos os tipos morfológicos de coléteres em seis espécies de três gêneros pertencentes à tribo Myrteae da subfamília Myrtoideae do Cerrado brasileiro. As amostras foram fixadas para microscopia de luz e eletrônica de varredura. Testes histoquímicos foram realizados em material fresco e em incluído em metacrilato. Foram observados coléteres cônico e euriforme, que não diferiram nem morfoanatomicamente nem quanto à natureza de secreção, daqueles já descritos para espécies de Myrtoideae, o que pode indicar seu uso potencial para fins taxonômicos. Considerando a hipótese de que as linhagens múltiplas de frutos carnosos evoluíram de forma independente na tribo Myrteae, nossos resultados indicam a relevância de estudos adicionais para se reconhecer o padrão de distribuição de coléteres em Myrtaceae.

Keywords : histoquímica; mucilagem; Myrtoideae; estrutura secretora; meristemas vegetativos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )