SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70Scutellaria holguinensis (Lamiaceae), a new species from Northeastern of CubaVascular epiphytes of the restinga forest of Praia do Sul, Ilha Grande, RJ, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rodriguésia

Print version ISSN 0370-6583On-line version ISSN 2175-7860

Abstract

ENDRES JUNIOR, Delio et al. Host tree bark traits and development of reintroduced Cattleya intermedia (Orchidaceae) plants in Southern Brazil. Rodriguésia [online]. 2019, vol.70, e03092017.  Epub Oct 03, 2019. ISSN 0370-6583.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201970046.

As características das cascas de árvores hospedeiras podem influenciar na distribuição e no desenvolvimento de epífitos. Amostras de casca foram suspensas em 10 e 20 mL de água destilada por 1, 4 e 24 h, para avaliação de métodos para a determinação do pH. Cascas de Myrcia brasiliensis, M. glabra e Myrsine coriacea hospedeiras de Cattleya intermedia foram coletadas no fuste e na copa, para avaliação do pH, da capacidade de retenção de água e da espessura. A altura da parte aérea e o número de raízes de C. intermedia crescidas no fuste e na copa das três espécies de árvore foram avaliados. O volume de solvente e o tempo de suspensão da casca influenciaram nos valores de pH. O pH e a espessura da casca de Myrsine coriacea foram maiores do que nas espécies de Myrcia. A altura da parte aérea e o número de raízes dos indivíduos de C. intermedia foram superiores na copa. Os parâmetros de crescimento das plantas não se relacionaram com o pH e a espessura da casca. Os dados trazem informações para subsequentes estudos sobre epífitos vasculares que incluam novos parâmetros e maiores amostragens, visando a subsidiar propostas de conservação de espécies ameaçadas.

Keywords : atributos da casca; conservação; ecoficiologia vegetal; epífitos vasculares.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )