SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.70Special offer while stocks last: high-energy pulse of nectar caused by a massive post-fire flowering of Sinningia elatior (Gesneriaceae) in an area of Cerrado and implications for its pollinationFlora of the Parque Estadual do Ibitipoca, Minas Gerais, Brazil: Aquifoliaceae author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Rodriguésia

Print version ISSN 0370-6583On-line version ISSN 2175-7860

Abstract

AFFE, Helen Michelle de Jesus; SANTOS, Lorena Petersen Nascimento; SANTOS, Márcio Ferreira dos  and  NUNES, José Marcos de Castro. Marine microalgae on the southern coast of Bahia, Brazil: composition and new records of phytoplankton species. Rodriguésia [online]. 2019, vol.70, e03632017.  Epub Oct 03, 2019. ISSN 0370-6583.  http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201970052.

A comunidade fitoplanctônica representa o primeiro elo na cadeia trófica aquática e o conhecimento de sua composição é uma ferramenta importante para a caracterização ecológica de um sistema. Inclusive como indicador potencial de impactos antrópicos na água. O litoral sul da Bahia é um dos segmentos da costa brasileira em melhor estado de preservação ambiental, ainda conhecendo-se muito pouco à respeito da sua biodiversidade, especialmente a ficoflora marinha. Com o objetivo de caracterizar a composição do microfitoplâncton (> 20 µm) nesta região, foram coletadas amostras, em arrastos horizontais de subsuperfície, utilizando-se rede de plâncton (20 µm de malha) para estudar a composição da comunidade. Amostras de água foram coletadas com garrafa de Van Dorn, para analisar a densidade celular do microfitoplâncton. Foram identificados um total de 149 taxa, distribuídos nos filos: Bacillariophyta, Miozoa, Cianobacteria, Euglenophyta, Haptophyta e Ochrophyta. As diatomáceas (63%) e os dinoflagelados (26%) foram os grupos mais representativos na composição específica e 43 novas occorrências taxonômicas foram registradas para a costa da Bahia, litoral do Nordeste e litoral do Brasil.

Keywords : ficoflora marinha; microfitoplâncton; Bacillariophyta.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )