SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.69 número3Práticas de Escrita e Argumentação em um Evento Científico para Graduandos: um Estudo Fundamentado no Conceito Bakhtiniano de Conclusibilidade do Enunciado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ilha do Desterro

versão On-line ISSN 2175-8026

Resumo

FRANCO, Raquel Aparecida Soares Reis  e  CASTANHEIRA, Maria Lúcia. Práticas de Letramento Acadêmico no Facebook. Ilha Desterro [online]. 2016, vol.69, n.3, pp.13-28. ISSN 2175-8026.  http://dx.doi.org/10.5007/2175-8026.2016v69n3p13.

Neste texto, analisamos práticas de letramento acadêmico e digital desenvolvidas por participantes de um curso de especialização em Linguagem e Tecnologia. Exploramos uma abordagem social do letramento e dos Letramentos Acadêmicos (LEA; STREET, 1998; LILLIS; SCOTT, 2007) para examinar quais os textos foram produzidos pelos participantes do curso durante disciplinas que utilizaram o Facebook como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Este estudo é de natureza qualitativa e interpretativa e integra pesquisa mais ampla que envolveu a realização de observação participante em um curso de especialização em uma instituição pública federal brasileira, durante os anos de 2012 e 2013. A análise das condições de produção da escrita nesse contexto de formação evidenciaram que as práticas de escrita desenvolvidas pelos participantes foram orientadas pelo "modelo de habilidades" (LEA & STREET, 1998), dando lugar à "prática do mistério" (LILLIS; SCOTT, 2007). Dentre outros aspectos observados, destaca-se que a escrita de professores caracteriza-se como híbrida, apresentando traços de gêneros textuais presentes no Facebook e traços de gêneros textuais de natureza escolar.

Palavras-chave : Letramento Acadêmico; Práticas de Escrita; Formação Continuada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )