SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2Study of plasticizer diffusion in a solid rocket motor´s bondlineEvaluation of the response of a "Long-Counter" for 241Am/Be neutrons author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Aerospace Technology and Management

Print version ISSN 1984-9648On-line version ISSN 2175-9146

Abstract

PARDINI, Luiz Cláudio  and  GONCALVES, Adriano. Processamento de compósitos termoestruturais de carbono reforçado com fibras de carbono. J. Aerosp. Technol. Manag. [online]. 2009, vol.1, n.2, pp.231-241. ISSN 1984-9648.  http://dx.doi.org/10.5028/jatm.2009.0102231241.

O presente trabalho descreve os processos de obtenção de compósitos termoestruturais de carbono reforçado com fibras de carbono. O processamento desses materiais tem início pela definição de uma arquitetura do reforço de fibras de carbono, seja na forma de empilhamento simples do reforço, de tecidos ou na forma de reforço multidirecional. A incorporação de matriz carbonosa no reforço de fibras, pelo preenchimento de vazios e interstícios, promove a densificação do material, e o incremento de massa específica. Duas rotas de processamento são predominantes na obtenção desses materiais, o processo via impregnação líquida e o processo via impregnação em fase gasosa. Em ambos os casos, processos térmicos levam à formação de matriz de carbono com propriedades específicas, que derivam de seus materiais precursores. Os processos diferem entre si, também, pelo rendimento, enquanto os processos executados por impregnação líquida apresentam rendimento de, aproximadamente, 45%, os processos por impregnação em fase gasosa apresentam rendimento em torno 15%.

Keywords : Compósitos carbono/carbono; Processamento; Fibras de carbono; Pirólise; Gargantas de tubeira de foguete.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )