SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2A escrita feminina entre a fronteira e o não lugar: discursos femininos em ascensão na Literatura Italiana de MigraçãoDiscurso de memes: (Des)memetizando ideologia antifeminista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso

versão On-line ISSN 2176-4573

Resumo

ALVES, Nathaly Felipe Ferreira. Drummond e Stella: experiências poéticas. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.25-43.  Epub 15-Abr-2019. ISSN 2176-4573.  https://doi.org/10.1590/2176-457338198.

O objetivo deste estudo é examinar, no poema Da bomba que compõe Reamanhecer, segunda parte do livro Amanhecência (1974), de Stella Leonardos, as relações entre leitura/escritura no exercício metapoético de apropriação do poema A bomba, de Carlos Drummond de Andrade. Tal reescritura metapoética opera por meio do pensamento analógico, em que se esboça a figura do poeta crítico em sua relação com a tradição. Neste movimento duplo, fundamentado no deslocamento do sujeito lírico para fora de si, advém a nossa hipótese de pesquisa: a de um singular livro-antologia no qual a poeta se apropria dos poemas com os quais dialoga por meio de dois procedimentos: o de expansão, gerador do canto paralelo, e o de redução, em que a glosa das epígrafes é recurso chave.

Palavras-chave : Carlos Drummond de Andrade; Stella Leonardos; Intertextualidade; Metapoesia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )