SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Agrotóxico versus pesticida: notas de leitura sobre polêmica e amemória discursivaCompreensão e linguagem em Heidegger: ex-sistência, abertura ontológica e hermenêutica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso

versão On-line ISSN 2176-4573

Resumo

PIOVEZAN, Gustavo. O argumento analógico de Darwin: a função da retórica entre o artificial e o natural. Bakhtiniana, Rev. Estud. Discurso [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.88-111.  Epub 15-Abr-2019. ISSN 2176-4573.  https://doi.org/10.1590/2176-457339232.

A teoria da evolução consolidou-se como paradigma da Biologia com a publicação, em 1859, da obra A origem das espécies, de Darwin. Nela foi exposta parte das experiências laboratoriais, bem como dados extraídos da investigação e reflexão de Darwin sobre a natureza, com a finalidade de fundamentar, por meio de uma analogia, a lei seletiva da natureza. A lógica e a retórica se fizeram presentes no texto darwiniano. Do ponto de vista filosófico, as pesquisas efetuadas sobre Darwin, pela tradição analítica da filosofia, desenvolvem trabalhos cujo objeto é o caráter lógico do argumento darwiniano. Neste artigo apresento uma perspectiva de análise advinda da tradição retórica, particularmente da teoria da argumentação de Chaïm Perelman.

Palavras-chave : Evolução; Retórica; Epistemologia da Biologia; Analogia; Seleção natural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )