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Antropologia: um desafio para a educação e o desenvolvimento humano* * O artigo original foi publicado em inglês pela revista Cursiv, n. 16, p.15-28, 2015. A tradução para o português foi feita por Andreza Jesus Meireles.

Anthropology: a challenge to education and human development

Resumo:

Objetiva contribuir para a análise da relação entre antropologia, educação e desenvolvimento humano e aborda amplos panoramas do conceito de antropologia histórico-cultural. A antropologia inclui quatro paradigmas: o processo de hominização, o filosófico, o histórico e o cultural. Tais paradigmas correspondem a duas tendências contraditórias de desenvolvimento na globalização atual: uma é direcionada à uniformização, enquanto a outra se volta aos limites desse desenvolvimento e acentua as condições de diversidade cultural. Há uma dupla historicidade e culturalidade na antropologia que surge da historicidade e culturalidade das diferentes perspectivas de pesquisadores antropológicos e do caráter histórico-cultural dos conteúdos e dos temas de pesquisa. A relação entre pesquisa de uma única disciplina, interdisciplinar e transdisciplinar é uma questão fundamental na antropologia. Enquanto há muitas abordagens possíveis, a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade, como formas de organização, são particularmente adequadas para a pesquisa no campo da antropologia.

Palavras-chaves:
antropologia histórico-cultural; desenvolvimento humano; transdisciplinaridade; historicidade; culturalidade

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