SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.97 número247Padrões educacionais e a Austrália: mudança de cenárioContribuições ao debate sobre gestão democrática da educação: foco em legislações municipais sul-rio-grandenses índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

versão impressa ISSN 0034-7183versão On-line ISSN 2176-6681

Resumo

GUSMAO, Joana Buarque de  e  RIBEIRO, Vanda Mendes. A política educacional do Acre e os resultados do Ideb. Rev. Bras. Estud. Pedagog. [online]. 2016, vol.97, n.247, pp.472-489. ISSN 0034-7183.  http://dx.doi.org/10.1590/s2176-6681/277933612.

Apresenta resultados preliminares de pesquisa que investiga se as políticas educacionais do Acre explicam o crescimento do estado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e se houve ampliação da equidade na rede de ensino. Compartilham-se aqui a descrição e a análise de parte das informações coletadas sobre a política educacional acreana. Os achados indicam a chegada de novos atores ao poder, que formularam políticas após diagnóstico e análise de testes padronizados. Depoimentos denotam que tais políticas são fruto de estratégia de planejamento, além de terem inserido a escola e a aprendizagem no centro de ações de valorização do professor, melhoria da infraestrutura das escolas, respeito à identidade acreana e fortalecimento da cooperação entre estado e municípios.

Palavras-chave : política educacional; qualidade da educação; Ideb.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )