SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 issue250Contributions for the advocacy of public school as guarantor of the right to education: conceptual inputs for the understanding of education as service, right and public goodWork and education among young people aged 15 to 29 living in the countryside: challenges for the expansion of schooling author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

GUEDES, Josenilson Viana; SILVA, Angela Maria Ferreira da  and  GARCIA, Luciane Terra dos Santos. Projeto político-pedagógico na perspectiva da educação em direitos humanos: um ensaio teórico. Rev. Bras. Estud. Pedagog. [online]. 2017, vol.98, n.250, pp.580-595. ISSN 0034-7183.  http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2991.

Este artigo examina a relação entre projeto político-pedagógico (PPP) e discussões sobre os direitos humanos na instituição escolar, considerando o posicionamento político quanto ao referencial de educação que a comunidade pretende construir. O objetivo é analisar a elaboração desse projeto na perspectiva da educação em direitos humanos. Trata de ensaio em que se realiza pesquisa teórica e utiliza como procedimentos revisão de literatura e análise documental. A promoção de formação em direitos humanos requer a construção coletiva de proposta pedagógica que atenda às exigências da comunidade, tendo em vista o desenvolvimento de cidadãos capazes de compreender e modificar a própria realidade, desde que todos sejam respeitados e tenham seus direitos garantidos.

Keywords : projeto político-pedagógico; direitos humanos; construção coletiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )