SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 issue250Teacher professional development: challenges and tensions in higher education through the perspective of the heads of departmentInstructional design and the printed teaching material for distance education: a brief overview author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

BEGO, Amadeu Moura. A implantação de sistema apostilado de ensino e o trabalho docente: os problemas e as decisões de uma rede escolar pública municipal. Rev. Bras. Estud. Pedagog. [online]. 2017, vol.98, n.250, pp.764-782. ISSN 0034-7183.  http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2695.

Como decorrência da Reforma Gerencial do Estado brasileiro e do vertiginoso processo de municipalização do ensino fundamental, muitos municípios passaram a estabelecer parcerias com o setor privado. Objetiva-se abordar as motivações para a implantação de um sistema apostilado de ensino (SAE) por uma rede escolar pública municipal (REPM) e suas implicações no trabalho docente. Realizou-se pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso em uma REPM do interior do estado de São Paulo. Identificou-se que as motivações dos gestores giravam em torno da possibilidade de melhoria de aspectos estrutural-organizacionais que possibilitariam a superação de problemas de recursos humanos e que contribuiriam para a padronização do trabalho escolar da rede e para a melhoria dos índices em avaliações externas. A implantação se caracterizou como processo verticalizado, ferindo o princípio legal da gestão democrática nas escolas.

Keywords : sistemas apostilados de ensino; parcerias público-privadas; trabalho docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )