SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.98 issue250The implementation of a handout teaching system and the teacher’s work: problems and decisions of a municipal public school networkDigital literacy assessment of students entering higher education: an exploratory approach to the computational, communicative and informational knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos

Print version ISSN 0034-7183On-line version ISSN 2176-6681

Abstract

HEINSFELD, Bruna Damiana de Sá Sólon  and  PENA, Ana Lucia. Design educacional e material didático impresso para educação a distância: um breve panorama. Rev. Bras. Estud. Pedagog. [online]. 2017, vol.98, n.250, pp.783-804. ISSN 0034-7183.  http://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.3042.

No contexto da educação a distância, o material didático impresso (MDI) constitui uma das principais mídias utilizadas no processo de ensino e aprendizagem no Brasil. Contudo, também figura como um dos mecanismos didáticos com piores índices nas avaliações discentes. A partir dessas questões, analisa-se o desenvolvimento do MDI, com base no estudo do corpus, investigando as nuances do design educacional e seus componentes: objetivos de aprendizagem, seções temáticas, atividades, linguagem e imagens. Ratificando a análise, obtêm-se as impressões dos alunos usuários do material acerca desses elementos, a partir de questionário estruturado. Os trabalhos de Barreto et al. (2007), Barreto (2012), Filatro (2009), Filatro e Cairo (2015) e Preti (2010) são utilizados como subsídios teóricos relacionados ao design

educacional. Embora demande adequações aos estudos recentes, o corpus selecionado se mostrou satisfatório quanto à experiência de aprendizagem.

Keywords : educação a distância; design educacional; material didático impresso.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )